segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mensagem no biscoito

Para o meu desespero, eu formatei o cartão de memória sem baixar as fotos. Pensei que era o fim, sem post, sem lembranças, sem nada. Quanto drama! Mas para minha salvação, meu incrível marido achou um programinha que recupera fotos deletadas do cartão. Não recuperous todas as fotos, mas algumas é melhor que nada.

Naquele dia em que fiz os biscoitos star wars, também fiz uns biscoitos personalizados para presentear minha amiga Janinha. Acho que ela é a fã número 1 dos meus biscoitos, e disse que se no seu aniversário eu não levasse biscoitos de presente nem era pra eu ir na festa.
Então eu obedeci com prazer.




O kit Message-in-a-Cookie da Williams-Sonoma vem com três cortadores de plástico (estrela 10,3x10,3cm, coração 9,2x8cm e retângulo frufru* 8,7x6,2cm). Vem também um monte de letrinhas e umas palavras prontas, como I LOVE YOU, HAPPY BIRTHDAY e WELCOME. Eu não gosto de usar expressões em inglês. Vivo implicando com o meu marido porque ele gosta de falar startar, know-how, feedback e tal. Eu tentei escrever em português, mas não consegui. A palavra BIRTHDAY tem 8 letras, já ANIVERSÁRIO tem 11 e não cabe no cortador. Pra caber eu tive que colocar MUITAS FELICIDADES no singular.

*bem, não aguento mais escrever scalloped, e não encontro uma tradução boa pra isso. Então, a partir de agora, eu chamo isso de frufru. Fru-Fru! Que sonoro!

Esse cortador é bem legal, mas tem suas limitações. 1. O carimbo, a parte que marca os biscoitos (as letrinhas) é fixa no cortador e não permite que você o use com outros cortadores. 2.O tamanho dos cortadores, mesmo sendo bem grandinhos, não deixa você escrever um poema de amor no biscoito. 3. No kit só tem letras, nada de numerais e pontuação, nem uma exclamaçãozinha sequer.

Semana passada, eu estava procurando carimbos de biscoito e achei outros 2 modelos de carimbo de letrinhas para biscoitos (carimbo Brigitte e carimbo ABC). Nesses a régua que segura as letras não é fixa no cortador, e tem letras, números, pontuação e até alguns símbolos como o @, e o melhor de tudo é que não mais baratos. São bem mais versáteis.

Agora vamos à receita.

Biscoitos de Limão ou Lime Flower Cookies

Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo
½ colher de chá de fermento químico em pó
¼ colher de chá de sal
1 xícara de açúcar refinado ou ¾ xícara de açúcar cristal moído*
2 colheres de sopa de raspa de casca de limão (uns 2 limões)
¼ xícara de suco de limão
150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

*O açúcar cristal adoça mais,é mais nutritivo e menos processado que o refinado.
Na minha casa eu prefiro usar produtos que sejam menos processados industrialmente, por isso não uso açúcar refinado. Uso o açúcar refinado NATURAL (o único que conheço é o da marca REI), que nada mais é do que um açúcar cristal moído pra ficar mais fino. Outra opção é bater o açúcar cristal no processador de alimentos que fica a mesma coisa.

Modo de preparo
Misture os ingredientes seco (farinha, fermento e sal) e reserve.Bata o açúcar e a raspa de limão em velocidade média por 1 minuto. Acrescente a manteiga e o suco de limão e bata até ficar fofinho. Diminua a velocidade e adicione a farinha aos poucos.

Divida a massa em dois pedaços, faça discos, embale como preferir e deixe na geladeira até ficar firme, cerca de 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Abra a massa sobre uma superfície antiaderente (silpat, silicone, papel manteiga) levemente enfarinhada. Enfarinhe o rolo ou coloque uma folha de papel manteiga em cima da massa. Se estiver confusa assista a esse vídeo. Deixe a massa com aproximadamente 3ml de espessura, e corte como bem entender. DICA: enfarinhe o cortador para evitar que o biscoito fique preso dentro dele.

Asse por 12 minutos, ou até ficarem levemente dourados.

Esse biscoito é delicioso e fica melhor ainda se recheado com marshmallow.

Um comentário :