segunda-feira, 15 de abril de 2013

paper craft survival kit

ou
kit de sobrevivência para trabalhar com papel

 houve um tempo em que eu nem sabia o q era uma base de corte própria pra papel
eu cortava meus trabalhos de faculdade cima de uma pedaço de fórmica que meu pai arranjou
mas o tempo foi passando, e eu fui desenvolvendo minha fixação por pesquisas de produtos
e procuro blogs com avaliações, videos mostrando como usa, olho quantas estrelas o produto tem na amazon
e pouco a pouco, e "parceria" com o ebay e com amigos viajantes
eu fui montando o meu arsenal de ferramentas
é claro que eu podia fazer o trabalho sem elas, mas elas poupam muito tempo e deixam o acabamento mais primoroso
então eu resolvi selecionar o "meu kit básico"
eu já tava com essa ideia na cabeça quando recebi a revista Made in Paper, que tinha comprado na internet
e como era a primeira edição, eles fizeram uma matéria sobre o básico de trabalhar com papel
tudo lindo maravilhoso

agora vamos ao meu kit:
1. base de corte "self-healing" grande
2. régua com marcações em sistema métrico e polegadas
3. faca utilitária Martha Stewart
4. tesoura de precisão anti aderente EK
5. furador EK 2" (50mm) dobrável
    formatos básicos: círculo e círculo scalloped.
    formatos extras: quadrado chaveado, quadrado scalloped, círculo onda
6. furador EK  1" (25mm) dobrável
    formatos básicos: círculo e quadrado
7. furador EK mini (4,5mm) dobrável
8. arredondador de cantos EK
9. base de vinco Martha Stewart

primeiro, o produtos não podem ser de qualquer marca, o mais baratinho
eu podia indicar os furadores da tokecrie (TEC), mas são vagabundinhos, perdem o corte rápido e são volumosos, e eu até já tive um que quebrou!. são uma trambolho que vc não sabe onde guardar, principalmente quando vc tem vários (meu caso!)

o primeiro cortador que eu comprei na minha vida foi da EK, mas era o modelo antigo trambolho. depois eles inventaram o cortador dobrável, que é genial. ficam finos, são empilháveis. cabem em qualquer cantinho da gaveta. por mim só teria furadores dobráveis da EK.

pra quem ainda não sabe, eu vou contar um segredo lindo. os produtos Martha Stewart são fabricados pela EK Success, e a EK é Wilton, aquela marca dos bolos. isso mesmo, tudo muito bom.

nas fotos dá pra ver a diferença de volume
cortador EK novo x EK antigo x TEC



agora vou explicar pra que serve cada coisa

a base de corte é pra vc não estragar a mesa da sua casa. também serve de régua e garante a precisão do corte, pois a ponta da faca entra na base e diminui as chances do corte "abrir"
a base pode ser das baratinhas, de preferência para as q tem medidas em cm e polegadas. é bom ter os dois pq tem muita ferramenta importada que vem só em polegada.

a régua é uma régua
a metálica é boa pq não vai "comendo" pedacinhos dela com o estilete
e tem aquelas de largas de acrílico, tipo de patchwork, são boas é mais fácil firmar a régua e não escorregar na hora do corte. é questão de gosto.

a faca utilitária é uma ferramenta magaiver craft
em uma única peça tem faca, pinça, dobradeira, agulhão e boleador para emboss ou relevo seco
o agulhão faz pequenos furos, é util para fazer pequenos detalhes de costura em papel
eu fiz essa costura, usando o agulhão pra fazer o furos. 


a tesoura é de precisão, tem uma ponta fina que é melhor para cortar cantos
ela tb é anti aderente, não fica com resto de cola de fitas grudada
e tem uma tampa protetora, assim ela não fura a sua bolsa ou estojo

os furadores são para fazer as tags. o maior, de 50mm, faz tags para cupcakes, porta-guardanapo, lembrança, convite. o menor corta adesivos para tampa de brigadeiro de potinho e tag de mini cupcake. o furador mini, faz o furinho pra vc passar a fita, e faz um furo delicado, não é grandão como aquele de furador comum, tipo furo de folha de fichário.
o básico básico é ter um círculo e um círculo scalloped tamanho 2"
é bom ter os 2 pq o scalloped é feminino, as vezes não fica bom pra festas de menino

arredondador de cantos, mini furador, e furador EK dobrável
fazendo envelopes
é muito difícil achar envelopes prontos bonitos e q não custem o olho da cara
e por isso eu tenho feito meus próprios envelopes
assim posso escolher o tamanho, a direção e até se vai ter impressão ou não
gosto muito de fazer os nomes dos convidos já impressos
com a base de vinco é muito fácil fazer envelopes
tb uso o furador quadrado pra cortar os cantos e o arredondador para arredondar a ponta da aba que abre
e posso até fazer envelopes forrados, o que é muito chique
essa base tb ajuda a vincar cartões e fazer caixas
a base de vinco tem 2 versões, essa da foto que é a grande que vem com esse triangulo para fazer envelopes, e mini que é menor claro, e a parte de fazer envelopes é no verso

base de vinco martha stewart




0 comentários :

Postar um comentário